quarta-feira, 12 de outubro de 2011

SONO

O SONO

As pessoas dormem e acordam todos os dias, porém, são poucas as pessoas que se perguntam ou se interessam com o que ocorre em seu corpo enquanto estão dormindo. Poucas pessoas se preocupam em conhecer a fundo esse extraordinário fenômeno do corpo humano.
Antes de explicar a bioquímica que está por trás de uma boa ou má noite de sono, explanarei um pouco de sua fisiologia.
A maioria das pessoas considera o sono um simples repouso dos sistemas muscular e nervoso. Contudo, compreende-se atualmente que o sono vai muito além de um mero descanso para o corpo, ao contrário do que muitos pensam ele NÃO É UM FENÔMENO PASSIVO, pois observa-se um aumento notável da frequência de descargas dos neurônios durante o sono, podendo inclusive ultrapassar os níveis observados na vigília.
Nosso relógio biológico determina um ritmo circadiano para o nosso organismo, ou seja, o período de oscilação das mudanças fisiológicas se aproxima do ritmo de rotação da Terra (24h). Nos mamíferos, o relógio biológico é o Núcleo Supraquiasmático (NSQ), ele recebe informações visuais diretas, e através da melatonina secretada pela glândula pineal, esse núcleo se comunica com o restante do corpo. Ou seja, quando anoitece, a intensidade luminosa que recebemos é considerávelmente pequena, o NSQ "percebe" isso e faz com que a pinel libere melatonina,e essa melatonina avisa o corpo que é noite, aumentando a tendência ao sono.
.
.
.
DIVISÃO DO SONO
.
O sono inicialmente é divido em Não-REM (NREM) e REM, abaixo escrevi algumas caracteristicas dessas fases e inseri uma imagem retirada do livro: "SONO: Estudo abrangente (Rubens Reimão)", onde vocês podem observar os registros de movimentos oculares(MO), eletromiograma(EMG) e eletroencefalograma(EEG), dos estágios do sono NREM e do Sono Paradoxal (SP), retirados de uma polissonografia.

*NREM ou Ortodoxo ou Lento: Divide-se em quatro estágios que ocorrem sequencialmente.

-1º Estágio: Vem logo após a vigília e dura poucos minutos. Nessa fase já pode-se perceber uma diminuição do tônus muscular, os movimentos oculares são lentos e surgem intermitentemente. O padrão do Eletroecefalograma(EEG) desse estágio é caracterizado por uma atividade de baixa voltagem e frequências mistas de 2 à 7 ciclos por segundo (c/s).

-2º Estágio: Caracteriza-se pela presença de fusos (que é quando a atividade cerebral está na faixa de 12 à 14Hz com duração mínima de 0,5 segundos) e complexos K (que é mais caracterizado pelo formato, em que uma parte negativa bem definida é imediatamente seguida de uma parte positiva e possui duração mínima de 0,5 segundos), que podem estar ou não associados. É um dos mais importantes pois apresenta cerca de 50% total do sono.

-3º e 4º Estágios: É o sono lento propriamente dito. Caracteriza-se por uma alta voltagem no EEG, porém, com ondas de atividades lentas. No estágio 4 não há movimentos oculares e predomina na primeira parte da noite e vai diminuindo gradativamente no decorrer do sono, exatamente o contrário do sono REM que vai aumentando sua predominância ao longo da noite.

*REM ou Paradoxal: Seu EEG possui uma atividade com ritmos múltiplos, dessincronizados e de baixa voltagem, gerando assim uma aparência de "dente de serra". Não há presença de fusos ou complexos K, contudo há uma movimentação ocular rápida, isolada e em surtos. Nessa parte do sono, o indivíduo perde completamente o tônus muscular, entretanto ocorrem abalos musculares bruscos.

Os ciclos do sono começam no Sono Ortodoxo(NREM) e termina ao finalizar o Sono Paradoxal(REM) e dura cerca de 90 minutos ao todo. Em um adulto ocorrem 4 à 6 ciclos por noite. Geralmente os primeiros ciclos da noite são mais longos que os do final. A relação entre vigília, NREM e REM muda de acordo com a idade do indivíduo, o ortodoxo diminui com o passar dos anos, ao mesmo tempo que a vigília aumenta. O gráfico ao lado demonstra bem isso.

Por hoje é só Galera!!!
Espero que tenham compreendido melhor como funciona a fisiologia do sono!

*******Bibliografia*********

- Livro: SONO: Estudo Abrangente - Rubens reimão (2ª Edição)

- http://www.sono.com.br

- http://www.sonobrasilia.com.br

- http://www.pro-sono.com.br

- http://www.ele.ita.br/cnrn/artigos-4cbrn/4cbrn_007.pdf

- http://www.cerebromente.org.br/n12/mente/sono.html

- http://psicopoesia.blogspot.com/2007/11/distrbios-do-sonoproblemas-com-sono.html

- http://www.crono.icb.usp.br/glandpineal.htm

- http://psicopoesia.blogspot.com/

- http://www.ele.ita.br/cnrn/index-old.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário