sexta-feira, 21 de outubro de 2011

APROFUNDANDO NOS ESTÁGIOS DO SONO

Eu sei que vocês devem estar muito ansiosos para se aventurar no mundo da bioquímica do sono, contudo, terei que aprofundar um pouco mais na fisiologia do sono antes de embarcarmos nesse mundo cheio de substâncias interessantes, incluindo os nossos amados neurotransmissores.
Sabe aquela aula de história, a primeira aula de segunda-feira, que você se vê numa briga intensa com seus olhos para mantê-los abertos? Aquela aula que você não consegue assistir porque está sonolento demais por causa do filme que você ficou assistindo até tarde da madrugada no domingo anterior? Você consegue se lembrar da sensação?
Deixe-me descrevê-la: sua mente voa muito lentamente em assuntos diversos, como se você estivesse pensando em câmera lenta, e com o passar dos minutos, além de vagaroso seus pensamentos também começam a se bagunçar, sua linha de raciocínio fica confusa, você sofre uma desorganização nos seus pensamentos e de repente...você apaga!
Com um pequeno barulho diferente você acorda e tem a sensação de que foi só uma "piscadinha", mas quando olha no relógio, percebe que a "piscadinha" durou um pouco mais. Quem nunca passou por isso? Esse curto período que você esteve sem consciência foi um pequeno exemplo do Estágio 1 do sono NREM.
Estágio 1 (NREM)
-Sonolência;
-Atividade Alfa rítmica desaparece e é substituído por ondas Teta no EEG(Eletroencefalograma);
-Frequência mista no EEG;
-Baixas voltagens e amplitudes no EEG (ondas cerebrais pequenas, apertadas e irregulares);
-Movimentos oculares lentos;
-Tonicidade muscular menor que a da vigília;
-Com um simples chamar do nome, um leve toque ou sussurro e um fechar ou abrir de portas pode acordar o indivíduo, ou seja, tem baixo limiar de despertar ( muitos que acordam nesse estágio negam que estavam dormindo);
-Possui um papel de transição vigília-sono;
-É o estágio transicional durante a noite;
- Um sono muito fraguimentado possui uma alta percentagem desse estágio.
Estágio 2 (NREM)
- Se diferencia do primeiro por possuir complexos K e fusos do sono (que foram explicados melhor na minha primeira postagem);
- Ondas Delta;
-As ondas cerebrais são rápidos, cada vez maiores;
-É necessário um estímulo mais intenso para despertar o indivíduo (os mesmos fracos estímulos que acordam o indivíduo no estágio 1 podem resultar complexos K no estágio 2, mas não o despertam);
Estágio 3(NREM)
-Ondas Delta;
-Alta Voltagem;
- Ondas grandes e lentas (uma por segundo);
-Pressão arterial baixa;
Estágio 4(NREM)
- Ondas Delta ( conhecido como Sono Delta);
-Alta Voltagem;
-Ondas grandes e lentas;
- É nesse estágio que se observa o sonambulismo;
-Normalmente também é nesse estágio que se encontra casos de urinar na cama;
REM (Rapid Eyes Moviement) ou Paradoxal
-Rápidos movimentos oculares;
-Frequência mista no EEG;
-Baixa amplitude no EEG;
-"Ondas de dente de serra";
-Ondas Beta e Teta;
-Hipotonia ou Atonia muscular (mesmo com a inibição motora há uma atividade muscular localizada multifocalmente, como algumas sacudidas espasmódicas dos dedos das mãos e dos pés durante a noite, ou seja, um paradoxo);
- Estágio mais difícil para se despertar;
-Ereção peniana;
- Pressão arterial variável;
-Pulso irregular;
-Sonho muito vívido;
-Palpitações;
-Taquicardia;
-Ondas parecidas com as da vigília (outro paradoxo, por isso a fase se chama: sono paradoxal);
-EEG Dessincronizado.
Algumas pessoas possuem muitos "despertares" durante a noite, ou seja, voltam para a atividade alfa rítmica que é o ritmo da vigília e permanece por mais de 10 segundos. Caso ultrapasse 30 segundos, já se considera vigília. Esses despertares durante a noite é que fazem do sono: reparador ou não. Quanto mais despertares, menos reparador o sono será.
Assistindo alguns vídeos no youtube, encontrei dois muito interessantes que ajudam a entender melhor esse ciclo do sono. São bem curtos, bastante didáticos e divertidos. Você não estará perdendo seu tempo ao assistí-los.
Então é isso galera, terminamos a parte de fisiologia... A partir da próxima postagem começaremos a descobrir a atuação dos neurotransmissores no nosso sono.
Ahhh...Logo abaixo, coloquei uma pequena tira de quadrinhos bem divertida sobre o nosso tema: sono. Dê uma olhada e veja se você se identifica também.
Até a próxima postagem!!!
Bibliografia:
- O Sono: Estudo abrangente - Rubens Reimão (2ª edição)
- O Sono - José Caruso Madalena
- Temas de medicina do sono - Rubens Reimão (as imagens de EEG foram retiradas deste livro)

2 comentários:

  1. Patrícia, que post fenomenal!! Parabéns! Adorei!

    ResponderExcluir
  2. Sono sem dúvidas é um assunto do interesse de todos, quem nunca foi dominado per ele ou tentou doma-lo durante a aula?
    Raíla

    ResponderExcluir