terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Exercício físico e o sono

Boa noite, pessoas sedentas pelo saber, preparados para mais um pouco de conhecimento? Nossa tarefa de hoje é responder a pergunta feita pelo grupo de Homeopatia: Qual a relação entre exercício físico e a qualidade do sono? Quais os mecanismos neurobiológicos (em termos dos neurotransmissores e de seus modos de atuação) envolvidos nesse processo? Essa pergunta foi excelente, parabéns ao grupo de Homeopatia por tê-la feito. O mais legal contudo dessa pergunta, é que ela é um conhecimento que todos nós temos pelo cotidiano sendo aquele tipo de informação que você sempre ouviu falar a respeito, mas nunca entendeu bem como ela funcionava na realidade. E foi esse justamente o principal objetivo do nosso trabalho durante o semestre: desmistificar o cotidiano apresentando respostas biológicas que expliquem certos mecanismos do nosso corpo.

Prontos então? Vamos lá!

Antes de mais nada, é importante saber da necessidade do exercício físico para a manutenção de nosso corpo saudável minimizando a probabilidade de ocorrência de certas doenças como diabetes e até mesmo da hipertensão (quer saber mais sobre esses assuntos? visite nossos parceiros de blog na coluna à direita do nosso blog) e também evitando o processo da obesidade. Mas não é esse nosso foco no momento, queremos entender o que ocorre no micro, a nível celular, mais precisamente, que leva o exercício físico a ser importante para a manutenção de uma boa "dieta" do sono.

A realização de exercícios aeróbicos durante um período maior que 40 minutos (tempo estimado necessário para que ocorra a quebra de lipídios para gerar energia) leva ao uso das gorduras. No processo de lipólise, o triacilglicerol será hidrolisado produzindo ácidos graxos livres e glicerol (processo conhecido como saponificação e melhor descrito na figura abaixo).
Os ácidos graxos livres serão enviados para a corrente sanguínea e deverão se ligar a uma estrutura presente no sangue já comentada nesse blog. Essa estrutura foi falada pela Patrícia Cristina em um dos posts dela sobre sono. Estão percebendo que tudo está começando a se ligar? Não? Bom, vou deixar tudo mais fácil, o ácido graxo livre se ligará à albumina plasmática. Qual a importância, no entanto, dessa informação?

É na verdade bem simples, o triptofano, precursor da serotonina, se encontra ligado à albumina plasmática no nosso corpo. Pronto, as informações que utilizaremos acabam de ser ditas, faremos agora apenas a cobertura desse nosso bolo que já está quase pronto.

A serotonina é um neurotransmissor que, como já falado anteriormente, provoca a sonolência provocando o adormecimento, o sono NREM. Eita, não lembra desse assunto? Não se apavore, temos um local perfeito para você refrescar sua memória: http://neuromed94.blogspot.com/2011/11/serotonina-e-o-sono.html. Pronto, relembrou? Então agora tudo ficou mais claro para você, não é mesmo?

Com a lipólise, a albumina plasmática ficará "ocupada" com os ácidos graxos livres que serão transportados pelo corpo de forma que o triptofano ficará livre na corrente sanguínea. Possibilitando dessa forma, uma maior produção de serotonina. Vale lembrar que uma das formas de aumentar a concentração de serotonina no corpo é também a ingestão de alimentos ricos em triptofano, como é o caso do leite.

Bom, ditas tais informações, seria muito prolixo da minha parte repetir tudo aquilo que foi falado sobre a formação da serotonina, como ela é captada pelos receptores e tudo mais....caso ainda reste alguma dúvida, por favor, pergunte que faremos de tudo para saná-la. Caso contrário, apenas agradecemos por visitarem nosso blog e esperamos que, de alguma forma, nossas postagens possam ter elucidado diversos pontos importantes da nossa vida.

Por hoje é só, galera, e não se esqueçam: sorriam e deixem a serotonina fluir (além de ser muito bom para seu humor, ainda pode te ajudar a dormir melhor, viu só? Quem foi que disse que sorrir também não é um excelente exercício físico?)

Boa noite galera, vou ficando por aqui porque eu nem tomei leite, mas tenho certeza que os meus níveis de serotonina estão bem altos no momento! Tchau!

Bibliografia:
quimicasemsegredos.com
Livro: Sono-Estudo abrangente (Rubens Reimão)
Ballone GJ, Moura EC - Serotonina - in. PsiqWeb, Internet, disponível em www.psiqweb.med.br, revisto em 2008.

Um comentário: