Olá Galera,
Hoje começaremos nossa viagem pelo mundo bioquímico do sono. Esse vídeo no começo do post, você pode encontrar no link:http://www.youtube.com/watch?v=cNaFnRKwpFk, coloquei-o no início do post para já entrarmos no clima das neurotransmissões.
Escolhi começar com a Serononina, exatamente por ela ser uma das culpadas pelo início do nosso sono. Essa monoamina que está contida nos núcleos de rafe, é uma das responsáveis pelo nosso adormecimento, ou seja, o sono NREM.
Vários estudos foram realizados para tentar descobrir como ela age na regulação do sono. Alguns experiementos, feitos em gatos em sua maioria, consistiam em lesionar os núcleos de rafe, e isso gerava insônia no animal, mostrando que as substâncias contidas nesse núclos eram importantes para o sono.
Outros experimentos mostraram que conforme o sono se instala, os neurônios desse núcleo de rafe diminuem sua atividade, ou seja, ao chegar no sono REM haverá menos serotonina, e podemos concluir assim que essa substância não é uma das mais importante para o sono paradoxal.
Para outros estudos foi utilizado o PCPA(paraclorofenilanina), um fármaco que diminui a produção de 5HT(outro nome para a serotonina), e os animais desse experiemento comaçaram a ter insônia depois da introdução da substância. Contudo, a sua administração permanente não mantém o indivíduo insone para sempre, ele volta a ter sono nomalmente depois de 10 dias, contudo a concentração de 5HT permanece baixa( 10% do normal). Esse experiemnto sugeriu que a serotonina não seria a única a agir na regulação do sono. Surgiram assim várias teorias uma delas é a de Jouvet e col. diz que esse neurotransmissor facilite a síntese de fatores indutores do sono.
Outra explicação é que como a serotonina participa na regulação dos sistemas sensoriais e motores, ela diminui a reatividade aos estimulos externos e assim facilita a ação pelos sistemas que induzem o sono, agindo assim como um desativador do cérebro. Existem estudos que provam que a 5HT diminui a condução sensorial e regula as expressões motoras.
Exemplos para a melhor compreenção:
-Quanto as respostas aos estímulos:
*Nivel alto de serotonina: Gato desatento
* Nível baixo de serotonina: Gato atento aos estímulos
*Nível muito baixo de serotonina, após a administração de PCPA: Gatos com respostas exageradas aos estímulo.
-Quanto a regulação motora:
*Quando o gato está correndo (alta atividade motora): identifica-se muita atividade serotoninérgicas, ou seja, alto nível de serotonina.
*Quando o gato está sem atividade motora : o nível serotonina é baixo ( esse fato é uma das explicações para a perda de tônus muscular durante o sono REM, você se lembra que no quarto parágrafo eu comentei que há uma diminuição atividade serotoninérgicas no sono paradoxal?)
Essa explicação justifica a insônia causada pelo PCPA, pois ao administrar esse fármaco a produção de serotonina diminuirá, causando assim uma hiperatividade aos estímulos externos, ou seja, o indivíduo fica muito sensível a estímulos e mais atento, e isso prejudica a instalação do sono NREM. Sabe aquela aula que o assunto era nada interessante e que você estava morrendo de sono? Então...de repente a professora fez uma piada que você achou muito engraçada, ou ela começou a fazer perguntas sobre a aula para os alunos, ou aconteceu algo que te fez ficar mais atento... você não sentiu momentaneamente o sono indo embora? E logo depois disso quando a aula voltou a ficar desiteressante e você desatento você não percebeu o sono retornar? Isso já aconteceu com você?
A 5HT previne a superexitação do cérebro, induzida por outros neurotransmissores, que falaremos em outro post, ou seja, a serotonina previne a insônia.
Exemplo:
*Gato com PCPA moderado - menos 5HT - Aumenta a vigília - Aumenta o sono REM
*Gato com muita serotonina - REM suprimido
O triptofano é o percursor único da Serotonina e é encontrado no sangue ligado a albumina. (60% do triptofano circulante está ligado a albumina) formando assim um estoque endógeno para distribuição posterior "Ele atravessa a barreira hemato-encefálica e penetra na célula cerebral graças a um processo ativo: O triptofano é hidroxilado na posição 5, dando origem ao 5-hidroxitriptofano(5-HTP), que sofre ação da 5-HTP- descarboxilase e transforma-se em 5-Hidroxitriptamina(5HT), essa serotonina formada é liberada a nível dos terminais dos neurônios serotoninérgicos e em seguida destruida pela ação de enzimas MAO (monoaminoxidade)."
A serotonina em si, não atravessa a barreira hemato-encefálica, por isso a importância do triptofano, a ingestão deste precursor determina um estado semelhante ao do sono, e isso foi mostrado em gatos e ratos. Ao ingerí-lo, ele provocou uma atividade elétrica cerebral nesses animais muito próxima à do estado lento do sono, ou seja, registro de ondas lentas. A Serotonina formada por esse também poderá gerar melatonina se a luz se ausentar, e você se lembra que eu comentei no primeiro post que a melatonina é importante na regulação do nosso relógio biológico, avisando nosso corpo que já anoiteceu e que precisamos dormir?
Onde podemos encontrar triptofano? Um dos alimentos ricos em triptofano muito comum em nossa dieta é o leite. Você se lembra quando seu pai ou sua mãe sempre falavam que era bom tomar leite antes de ir dormir? Ou quando você estava sem sono, então alguém falava para você tomar um copo de leite antes de se deitar? Isso tem uma explicação bioquímica: o leite produz um efeito relaxante em toda a musculatura graças ao triptofano, que é precursor da serotonina.
Outros alimentos que podemos encontrar triptofano é: Aveia, produtos a base de soja,peixes e frutos do mar, aves, carnes magras ,vísceras, grãos integrais, biscoitos e massas integrais, leguminosas (feijões, lentilha), arroz e frutas oleaginosas.
Bom...Por hoje é só galera, pois eu estou morrendo de sono!!!
Bibliografia:
*Serotonina e substâncias antitriptamínicas - revisão - contribuição experimental (universidade do Brasil - Instituto de Biofísica) - Lauro Solleiro
*Sono: estudo abrangente ( Rubens Reimão)
*Sono e saúde - interface com a psicologia e a neurologia (Rubens Reimão, Luiza Elena L. Ribeiro do Valle, Eduardo L. Ribeiro do Valle, Sueli Rossini)
*O Sono - normal, patológico, terapêutico (José Caruso Madalena)
*Avanços em medicina do sono (Rubens Reimão)
*Sono Aspectos Atuais (Rubens Reimão)
*Medicina do sono ( Rubens Reimão)
*Temas de medicina do sono (Rubens Reimão)
*Bases neurológicas dos comportamentos (Michel Habib)
*Neurociências - desvendando o sistema nervodo (Mark F. Bear, Barry W. Connors, Michael A. Paradiso)
*http://jornalgospelnews.com.br/wp-content/uploads/2011/02/dormindo4.jpg
*http://www.youtube.com/watch?v=cNaFnRKwpFk
*http://henryokigami.blogspot.com/2009/04/triptofano.html
*http://www.tuasaude.com/alimentos-ricos-em-triptofan/
*http://www.dietasgratis.com.br/wp-content/uploads/2011/02/dieta-do-leite.jpg
*http://www.animaisos.org/fotos/noticias/26_dormir_com_cao1.jpg
*http://www.bulhufas.com/maternidade/wp-content/uploads/2011/02/bebezinho-dorme.jpg
*http://galerapet.com.br/wp-content/gallery/mundo-estranho/dorminhoc.jpg
Nenhum comentário:
Postar um comentário